Blog Dimax

Índice

Cuba de apoio e cuba de sobrepor: conheça suas diferenças

A cuba de apoio se tornou uma louça bastante procurada por quem deseja criar ambientes modernos e com design sofisticado.

Esse tipo de cuba fica evidente na bancada e, por isso, acabou se tornando uma aliada na hora de decorar ambientes, trazendo cores e elegância ao banheiro ou lavabo.

Porém, antes de escolher pela cuba de apoio, é importante atentar a alguns pontos como altura da bancada, distância para a torneira, dentre outros. Esses, serão essenciais para garantir a instalação adequada da cuba no ambiente.

Para isso, confira o conteúdo a seguir e entenda quais as diferenças entre os tipos de cuba e o que você deve levar em consideração na hora de escolher pelo seu produto. Boa leitura!

Entenda o que é a cuba de apoio

A cuba de apoio é aquela que fica aparente, dando a impressão de estar realmente apoiada na bancada do banheiro ou lavabo.

Essa peça tem sido procurada pelos designers para repaginar os ambientes, fugindo um pouco dos banheiros clássicos. Isso porque ela costuma dar um ar mais moderno e elegante para o espaço.

Mesmo que pareça, ela não é apoiada sobre a bancada. Na verdade, ela está fixada com silicone, garantindo seu uso com segurança.

E devido às laterais da cuba de apoio e de estar totalmente acima da bancada, é indicado o uso de torneiras de bica alta. Isso facilita a sua usabilidade, além de dar mais conforto.

Você também pode encontrar a cuba de apoio em diferentes formatos, como oval, retangular, quadrada. A escolha depende do gosto do cliente e da impressão que quer causar no ambiente.

Normalmente, as cubas ovais e redondas trazem mais leveza e delicadeza. Além disso, é indicado combinar a cor da cuba com o tom utilizado nos metais do banheiro ou lavabo.

Qual a diferença de cuba de apoio para cuba de sobrepor

A cuba de sobrepor é, na verdade, um meio termo entre a cuba de apoio e a cuba tradicional (aquela que fica dentro da bancada).

Esse tipo de cuba é instalada dentro da bancada, mas acaba ficando com bordas mais altas, que sobressaem à bancada. Por isso, a atenção aqui é fazer o corte de encaixe da cuba nas medidas certas.

O que atentar na hora de escolher a cuba certa para seu projeto

Separamos algumas dicas de pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher pela cuba certa. Confira!

Distância entre bica e borda da cuba

Uma referência bastante utilizada nos projetos é a distância da bica e da cuba ter entre 10 e 15 cm. Independente do tipo de cuba ou se a torneira é de bica alta ou baixa, essa é uma regra que evita o respingo de água para fora da cuba no momento da sua utilização.

Além do mais, é possível lavar as mãos com conforto e espaço necessário para realizar a sua função.

Se a cuba de apoio vem com mesa

Existem peças que podem ser acompanhadas com mesa ou sem mesa. Para as cubas que vem com mesa, normalmente elas apresentam três furos para instalação de torneiras ou misturadores.

Já a opção sem mesa não tem furos e as torneiras devem ser instaladas na parede ou direto na bancada.

Atenção às medidas da bancada

Uma situação desconfortável é ter que se abaixar muito para poder lavar as mãos ao ponto de encostar a cabeça na parede ou espelho frontal. Outra situação que também pode acontecer é ter que ficar na ponta dos pés para poder usar a torneira.

Isso pode ocorrer caso medidas da bancada não sejam levadas em consideração na hora de escolher a cuba. Tanto a altura quanto a largura devem ser anotadas para que a cuba de apoio seja instalada de forma que garanta o conforto e a sua usabilidade.

A altura recomendada é de 80 a 90 cm, porém, para cubas de apoio, essa medição deve ser feita do chão até a borda superior da louça. Assim, você garante a altura adequada para o uso da peça.

Com relação à largura da bancada, esta deve ser sempre maior que a largura da cuba, com o objetivo de manter um espaço para receber acessórios.

Outros modelos de cubas que você encontra no mercado

Existem também outros modelos que podem harmonizar com o seu projeto, além da cuba de apoio e a de sobrepor. Confira:

Cuba de semiencaixe

Esse modelo de cuba é indicado para locais mais compactos. Isso porque ela pode ser instalada em bancadas mais estreitas, onde a sua borda fica projetada para frente como em um corte aberto na bancada. Na peça, já vem os espaços para inserir torneiras e registros.

Cuba suspensa

A cuba suspensa também é uma ótima opção para ambientes mais compactos, além de dar um ar mais clean e descolado. Elas são instaladas diretamente na parede através de buchas e parafusos que garantem a peça em suspensão.

Cuba de embutir

A cuba de embutir apresenta um ar mais clássico ao ambiente, portanto, se você gosta dessa proposta, essa é a melhor opção. Para sua instalação, é preciso fazer um corte preciso na bancada, pois a peça deve ser fixada por baixo. Normalmente, é utilizado o silicone para fazer essa fixação.

Nesta proposta, o acabamento da cuba de embutir é dado pela própria bancada, uma vez que a cuba fica totalmente abaixo desta. Essa opção também dá mais autonomia para a escolha das torneiras e misturadores, podendo utilizar bica alta ou baixa, a depender da proposta do projeto.

Gostou das dicas? Então na hora de escolher o tipo de cuba para seu banheiro ou lavado, também não deixe de atentar à qualidade . E nós não abrimos mão da qualidade e design na escolha dos nossos produtos.

Oferecemos a mais alta qualidade e performance do mercado, aliados a design e sofisticação. Confira aqui nosso catálogo.

Você também pode gostar de ler:

Entenda como funciona o misturador monocomando

Entenda como funciona o misturador monocomando

As torneiras evoluíram e passaram a oferecer novas funcionalidades, além da sua principal que é levar a água da caixa […]

Leia mais
Torneira para cozinha: como escolher o produto certo

Torneira para cozinha: como escolher o produto certo

Você já deve ter visto que existem diferentes tipos de torneira para cozinha. Porém, cada uma pode possuir uma especificidade […]

Leia mais